Índice
1 - Dicas para começar um canal no YouTube
2 - Dicas de SEO do YouTube
3 - Dicas e truques gerais do YouTube
O YouTube é o lugar ideal para aspirantes a criadores de conteúdo por dois motivos: um enorme público potencial e um dos programas de monetização de conteúdo mais gratificantes de qualquer plataforma social.
Preocupa-se que seja tarde demais? 98% dos americanos visitam o YouTube mensalmente e quase dois terços visitam diariamente. Os usuários transmitem 694.000 horas de conteúdo de vídeo a cada minuto. Mas está longe de ser supersaturado: na verdade, nunca houve um momento melhor para iniciar um canal no YouTube.
Essas 17 dicas para iniciantes no YouTube vão lhe dar visualizações, incentivar as pessoas a se inscreverem em seu canal e mantê-lo crescendo desde o primeiro dia
e além.
17 dicas do YouTube para iniciantes
Dicas para começar um canal no YouTube
1. Escolha o nome do canal certo
O nome perfeito do canal do YouTube:
Tem sua empresa ou nome pessoal nele.
Tem uma palavra ou frase que o categoriza.
É curto e fácil de dizer.
Preso? Basta usar seu nome e sobrenome. Muitos dos criadores de conteúdo mais bem-sucedidos do YouTube usam seu nome, como Peter McKinnon, Michelle Phan e, é claro, o inventor do vlog moderno: Casey Neistat.
2. Escolha o nicho certo
Relaxe, isso é mais fácil do que escolher um nome de canal. Por que? Porque, ao contrário da morte e dos impostos, você pode mudar seu nicho de conteúdo.
Você pode pensar que é apaixonado o suficiente por algo para preencher centenas de horas de conteúdo… Mas você descobrirá com certeza quando a rotina ficar difícil e você não quiser acordar cedo e gravar outro vídeo sobre isso.
Você pode mudar seu nicho mais tarde, embora possa correr o risco de alienar qualquer público que você já construiu - então gaste algum tempo definindo o que seu canal vai abordar.
Para escolher seu nicho, pergunte-se:
O que eu perco a noção do tempo fazendo?
O que eu poderia conversar com meus amigos por horas?
No meu tempo livre, o que pesquiso/assisto/aprendo online?
3. Defina um cronograma de postagem consistente
O caminho para o fracasso do YouTube é pavimentado com boas intenções.
Se você quer ser um YouTuber sério, precisa tratá-lo como o trabalho que é. Isso significa definir um cronograma de publicação consistente e realista e cumpri-lo.
Muitos novos criadores planejam um vídeo por semana. Mas se você está apenas começando, provavelmente está fazendo malabarismos com um emprego de tempo integral e outras responsabilidades. Uma vez por semana pode não ser realista para você.
A consistência é mais importante do que a frequência. Se você só pode fazer um vídeo uma vez a cada duas semanas, tudo bem.
O esgotamento do criador é um grande problema. O TikToker e o YouTuber Jack Innanen resumiram assim: “Chego ao ponto em que penso: 'Tenho que fazer um vídeo hoje' e passo o dia inteiro temendo o processo”.
Aderir a um cronograma sustentável irá mantê-lo avançando sem se esgotar, aumentando as chances de você permanecer em sua jornada de criador por tempo suficiente para ver os resultados.
4. Faça pequenas melhorias em cada vídeo
Dica picante de marketing do YouTube: você não pode obter visualizações e inscritos sem primeiro ter vídeos.
Como diz o popular YouTuber Ali Abdaal, “Seu primeiro vídeo vai ser péssimo”. Ele recomenda, em vez de tentar fazer de cada vídeo “o melhor”, tentar melhorar um pequeno elemento a cada vez. Experimente uma nova sequência de títulos, adicione música de fundo ou teste um novo software de edição.
Essas pequenas alterações se somam ao longo do tempo para melhorar seu canal sem sobrecarregá-lo.
Dicas de SEO do YouTube
5. Use palavras-chave relevantes nos títulos dos vídeos
O YouTube é um mecanismo de pesquisa, como o Google - exceto que os resultados da pesquisa são todos de vídeo.
As palavras-chave ajudam o algoritmo do YouTube a entender sobre o que é o seu vídeo, tornando-o mais provável de aparecer na coluna “sugerido” ao lado de vídeos relacionados. Isso significa que você tem mais chances de alcançar novos espectadores.

